O Santo Terço

ORIGEM DO TERÇO

A origem e devoção do terço é antiga, se desenvolvendo por 500 anos. Conta a história, que monges eremitas usavam pedrinhas para contar suas orações. Em 1328, Nossa Senhora apareceu a São Domingos e pediu-lhe a reza do Rosário para salvação do mundo. Nossa Senhora, ao aparecer em Fátima também pediu aos pastorzinhos para que rezassem o terço todos os dias.

POR QUE REZAR O TERÇO?

Ao rezar o terço, estamos em contato direto com Maria e, nos aproximando dela, nos aproximamos mais de Jesus. Rezar o Rosário é meditar os vinte mistérios da Fé Católica e nos leva ao estudo e meditação da Palavra Sagrada da Bíblia. Para S. Domingos, o terço é uma arma espiritual contra o mal.

 


REZANDO O SANTO TERÇO

Inicie com o Sinal da Cruz: Pelo sinal + da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, + Nosso Senhor, dos nossos + inimigos. Em nome do Pai, e do Filho, + e do Espírito Santo. Amém.

Oração ao Espírito Santo: Vinde Espírito Santo , enchei os corações dos vossos fiéis. E acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo,Fazei que apreciemos retamente todas as coisa, segundo o mesmo Espírito, E gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém!

Oferecimento do terço: Divino Jesus, nós Vos oferecemos este Terço que vamos rezar, contemplando os mistérios de Vossa Redenção. Concedei-nos, pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem nos dirigimos,as virtudes necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências anexas a esta santa devoção.

Segurando o Crucifixo do Terço Reze o Credo: Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém. 

Reze o Pai-Nosso: Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém. 

Reze então Três Ave-Marias em Honra a Santissima Trindade: Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém. 

Reze o Glória: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém. 

Rezando os Mistérios:


AO FIM DOS CINCO MISTÉRIOS

Agradecimento: Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais Vos agradecer, Vos saudamos com uma Salve Rainha:

Reze a Salve Rainha: Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre. Ó clemente! Ó piedosa! Ó doce sempre Virgem Maria! 

V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.


VOCÊ PODE REZAR TAMBÉM:


CONHEÇA OUTRAS FORMAS DE REZAR O TERÇO:


OS MISTÉRIOS DO ROSÁRIO


MISTÉRIOS GOZOSO (da Alegria) (Segundas e Sábados)
- A Anunciação do Anjo a Nossa Senhora. (Lc 1, 26-38)
- Visita de Nossa Senhora a Santa Isabel. (Lc 1, 39-56)
- O Nascimento de Jesus no presépio de Belém. (Lc 2, 1-20)
- A Apresentação do Menino Jesus no Templo. (Lc 2, 22-38)
- O Encontro do Menino Jesus no Templo (Lc 2, 41-50) 


MISTÉRIOS DOLOROSO (da Dor) (Terças e Sextas)
- Agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras. (Mt 26, 36-46)
- A Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 27, 24-26)
- O Coroação de Espinhos. (Mt 27, 27-31)
- Jesus a Caminho do Calvário e o Encontro com Maria (Lc 23, 26-32)
- A Crucificação e Morte de Jesus (Jo 19, 17-30) 


MISTÉRIOS GLORIOSO (da Glória) (Quartas e Domingos)
- A Ressurreição de Jesus Cristo (Mt 28, 1-10)
- A Ascensão de Jesus ao Céu (At 1, 6-11)
- Vinda do Espírito Santo Sobre os Apóstolos, no Cenáculo. (At 1,12-14 e 2,1-4)
- A Assunção de Nossa Senhora ao Céu. (1Cor 15, 12-23)
- A Coroação de Nossa Senhora, como Rainha do Céu e da Terra. (Ap 12, 1-17) 


MISTÉRIOS LUMINOSO (da Luz) (Quinta-feira)
- O Batismo de Jesus no Rio Jordão (Mt 3, 13-17)
- A Revelação de Jesus nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-11)
- Jesus Anuncia do Reino de Deus, convidando à conversão (Mt 4,12-17- 23)
- A Transfiguração de Jesus no Monte Tabor (Lc 9, 28-36)
- A Última Ceia e a Instituição da Eucaristia.(Lc 22, 14-20) 

 


Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

49.131.180 VINICIO EDUARDO DE ALMEIDA - CNPJ: 49.131.180/0001-30 © Todos os direitos reservados. 2025